quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

CAPOEIRA E EDUCAÇAO

A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA DA CAPOEIRA


 Numa concepção didática, consideramos a capoeira uma atividade física completa, pois atua de maneira direta e indireta sobre o aspecto cognitivo, afetivo e motor do ser humano. Sendo encarada como lúdica instrucional, articula atividade de desenvolvimento visomotor, artístico e social, levando a criança a estabelecer relações a partir dela própria, fato que torna a capoeira multidirecional, uma vez que permitirá, desde que adequadamente conduzida, desenvolver na criança noções de equilíbrio físico e mental juntamente com a disciplina.

No que tange às atividades pré-escolares, podemos através dela trabalhar conteúdos que dizem respeito a sociabilização, localização espaço-temporal, lateralidade, musicalidade  e domínio da linguagem oral e corporal, dentro do desenvolvimento psicomotor característica marcante desta arte.

Nas séries subseqüentes, passará naturalmente a ocorrer à articulação com os conteúdos de Geografia e História, principalmente a História do Brasil, intimamente ligada à História da Capoeira, situando a criança no tempo e no espaço que ocupa, visto a necessidade de situar seus praticantes no contexto histórico desta arte, a qual de geração em geração, vem se desenvolvendo através dos anos.

Assim vemos na capoeira uma fonte inesgotável de riquezas, que pela várias formas de ser ministrada, oferece ao seu praticante através de sua prática bem orientada uma educação do movimento, pelo e para o movimento, aprendendo a escolher as várias linhas com as quais mais se identifica, deixando de lado nenhum dos aspectos que abrangem o universo da nossa arte.

Alguns aspectos a serem considerados:
  • A Capoeira na Educação: como instrumento educacional, a capoeira contribui muito para o desenvolvimento físico, intelectual e moral da criança bem como do adolescente e do adulto, visando sempre sua integração na sociedade como um todo.
  • A Capoeira Arte: o aluno será orientado para dar visão a sua criatividade através do ritmo, do canto, da luta e da expressão corporal (dança).
  • A Capoeira Folclore: reconhecida como uma das maiores expressões dos folclores e das tradições brasileiras, é um ponto importante a ser preservado, orientando-se os alunos para apresentações públicas, reforçando sempre o mérito do título conquistado, ou seja, apresentado aos espectadores à graduação de cada um dos alunos.
  • A Capoeira Luta: esta é uma das características que possibilitou a sobrevivência da Capoeira no Brasil. Graças a sua eficiência como instrumento de ataque e defesa desde os primeiros momentos de sua criação.
  • A Capoeira Filosofia de Vida: tornar-se um mestre ou professor preocupado em passar seus conhecimentos com alma, mostrando ao aluno que SER é mais importante que TER que DAR-SER é mais importante que DAR e que a maior recompensa pelo trabalho é a verdadeira consciência de dever cumprido.
  • A Capoeira na Escola Especial
  • Jovens e crianças portadores de deficiência mental e/ou pequenas deficiências físicas podem praticar a capoeira, tendo para tanto um profissional especializado neste tipo de trabalho. Muitos portadores da Síndrome de Down, de Paralisia Cerebral de 1º e 2º graus e outros tipos de deficiência que não comprometam 100% do sistema motor da pessoa podem e devem praticar esporte e em especial a capoeira e a natação que possibilitam uma reabilitação muito mais rápida e eficiente das deficiências, melhorando muito o desenvolvimento desta pessoa.

A Capoeira na Educação Infantil

Sendo considerada como atividade física completa, a capoeira é ideal para o desenvolvimento físico, principalmente para a criança que está em fase de crescimento.

Durante a fase em que a criança está na Educação Infantil se depara com um mundo completamente novo a cada dia, para sobreviver neste mundo de novidades, a criança tem de desenvolver e adquirir destreza para se defender e transpor os diversos obstáculos.

A prática da capoeira desenvolve na criança uma habilidade única, trabalhando o corpo e a mente, deixando a criança mais ativa e mais atenta.

Trabalhar com crianças é uma atividade muito gratificante desde que o professor seja uma pessoa preparada para tal. A idade ideal para a criança iniciar na prática da capoeira é a partir de 4 anos.

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